segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Escafandro e a Borboleta - Le Scaphandre et le papillon


              

                Jean-Dominique Bauby  importante jornalista e escritor francês sofre um acidente Vascular Cerebral e entra em coma. Quando acorda é surpreendido pela notícia de que ele não pode mais se mobilizar –, não pode comer e nem respirar sem auxílio de aparelhos , conversar – só através de um olho! Embora o seu estado físico tenha sofrido demasiadamente com o acidente, seu intelecto encontra-se lúcido. Mesmo desejando a morte no início, Jean reage e toma a decisão de ESCREVER. Utilizando um sistema de comunicação original – com ajuda da fonoaudióloga – ele expressa sua experiência, seus sentimentos.
                Vivendo em seu escafandro ele interage com o mundo. E ao escrever o livro “O Escafandro e a Borboleta”, ele se liberta. Assim como a borboleta saindo de seu casulo. Com o corpo preso e a consciência liberta, ele vive o antes – sua vida sem a experiência do acidente  e o agora. Num misto de tristeza, aflição e grande emoção somos capazes de perceber o quanto falta para percebermos a nossa liberdade e capacidade. Mas às vezes eu me pergunto: Por quê devemos esperar os medos, as inseguranças e as dores nos mostrarem esses valores?

2 comentários:

  1. Eu ainda não vi esse filme, mas eu já tinha ouvido falar. Interessante sobre como ele se liberta ao escrever... Lembro quando eu era adolescente, numa fase revoltada, eu escrevia e me acalmava... Hoje, escrevo para diminuir sentimentos de tristeza. Parece tão bobo o ato de escrever, mas ele realmente nos liberta. Muito parecido com o sentimento que temos ao nos envolver com uma leitura tão cativante que nos libertamos da nossa realidade para entrar em outra. Quando escrevemos parece que é a mesma coisa - saímos de uma realidade para entrar em outra que estamos criando.

    Thaysa, entrei no seu blog pq vi o comentário que vc deixou na página do Ronaldo no facebook. Eu tbm tenho um blog no qual escrevo desde os trabalhos de faculdade até coisas bobas... Fiquei um bom tempo sem escrever nele, mas voltei porque percebi que não se torna somente um registro do passado do qual é sempre interessante observar, mas também pq me acalma e faz eu pensar em outras coisas, além das preocupações de sempre.

    Aliás, aqui é a Giovana, amiga do Ronaldo que estrou na História no mesmo ano que ele! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana!
      Primeiramente, obrigada pela visita!
      Vale muito a pena assistir esse filme. É lindíssimo!
      Realmente é impressionante o poder da escrita. Eu escrevo há um tempão também, mas só agora resolvi postar aqui no blog. Sinto o mesmo que você quando escrevo: uma libertação!
      Ah, eu sigo o seu blog. Acho muito interessante e concordo que devemos registrar esses textos que nos aliviam e nos permitem treinar a escrita também.
      Até breve, Gi!

      Excluir