quinta-feira, 21 de março de 2013

O Retorno do Jovem Príncipe


              Alejandro Guillermo Roemmers nasceu na capital argentina, Buenos Aires, em 1958, e sua trajetória literária teve início ainda na infância. Este é o autor de "O Retorno do Jovem Príncipe". Devo aqui dizer que conheci este lindo livro através de uma querida amiga - Jana - que me presentiou pelo meu aniversário. Também devo dizer que foi um dos presentes mais surpreendentes e significantes. Afinal, ele atravessou um oceano inteiro pra me encontrar...
               Roemmers retoma a história do Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry e o flagra novamente na Terra, mas desta vez em plena adolescência. Um viajante solitário na Patagônia, já em idade avançada, depara-se com o personagem desmaiado e continua sua viagem na companhia do novo amigo - que depois irá acordar e questionar muito! Num primeiro momento fica difícil reconhecê-lo, mas depois de algumas conversas é impossível não concluir que ele é aquele príncipe que voltou para uma nova visita em nosso planeta.  
                   Enquanto o tempo passa e a estrada não tem fim, os companheiros seguem um caminho da ingenuidade até o mais alto estágio das reflexões acerca da existência humana. Juntos, eles discutem sobre os terríveis confrontos bélicos que atingem a Terra, as crises de natureza econômica, a miséria e o excessivo materialismo perceptível no consumismo desenfreado. O Príncipe tenta compreender porque, diante de problemas cruciais, o Homem não busca outras trajetórias, pois sempre há uma escolha. E também procura entender a razão da Humanidade não se voltar para outra dimensão na busca de novas direções a seguir.
                  Como sabemos o autor teve inspiração no livro cultivado em sua infância, publicado no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1943, para criar sua própria obra. Em sua narrativa encontramos um mesmo ar poético, um ponto de vista igualmente espiritualizado e humano sobre a vida, o Planeta e a moral essencial que rege a Humanidade. Roemmers consegue trazer de volta a personalidade aguda do protagonista eterno de "O Pequeno Príncipe" resultando numa narrativa que traz em si muito amor e fortes emoções que despontam do âmago do ser. Recomendo muitíssimo a leitura!!! 
                 
                 E como bem disse nosso querido escritor - também argentino - Jorge Luis Borges: "creio que uma forma de felicidade é a leitura."



Nenhum comentário:

Postar um comentário