segunda-feira, 27 de maio de 2013

"A arte de ler ou como resistir à adversidade", de Michèle Petit


          Ando cada vez mais interessada nos estudos pragmáticos sobre a linguagem, que compreende a fala como ação. Nas últimas semanas tive oportunidade de ler uma excelente obra que se chama A arte de ler ou como resistir à adversidade. O livro é de uma antropóloga francesa, Michèle Petit, que estuda o uso da leitura em "contextos de crise". Parece-me que a leitura também é uma forma de ação e por isso relaciona-se a essa perspectiva de estudo que eu me interesso cada vez mais.

            Não poderia deixar de recomendar essa leitura aqui no blog, e por isso, resolvi fazer um resuminho da obra pra ver se vocês se animam :)

            Durante toda a obra a autora tece reflexões a respeito da atuação da leitura nesses "contextos de crise" que são as situações de violência, guerra, recessões econômicas e outras.  Um ponto que me chamou atenção foi o fato de que, segundo a autora, a leitura contribuiria para a reconstrução de si mesmo, e consequentemente, promoveria modificações psíquicas saudáveis ao leitor.

            Mais adiante a autora citará os "mediadores de leitura". Estes seriam profissionais empáticos que, com o auxílio da literatura, abririam um leque de reflexões ao seu interlocutor. E estes tornar-se-iam agentes transformadores da sua própria vida. Ou seja, através do exercício da leitura a interioridade do ser humano é tocada, modificada e lhe é permitido recuperar um sentimento de continuidade. Segundo as palavras da autora “para além desses contextos dramáticos, a leitura como o jogo, é uma maneira de se reafirmar, dia após dia” (p. 91). Petit irá recorrer a vários exemplos nos quais a narrativa em situação adversa serviu para transformar a visão de mundo do interlocutor/leitor.

 “Não importa o meio onde vivemos e a cultura que nos viu nascer, precisamos de mediações, de representações, de figurações simbólicas para sair do caos, seja ele exterior ou interior. O que está em nós precisa primeiro procurar uma expressão exterior, e por vias indiretas, para que possamos nos instalar em nós mesmos” (p. 115).

            Se considerarmos que nossas vidas são sempre tecidas por fragmentos, relatos, narrativas, histórias cheias de aventura, conseguiremos perceber a importância de se ter alguém que incentive a leitura, ou mesmo a prática da fala, o ato de narrar. Talvez nós pudéssemos dizer que a prática do falar/ouvir/ler desenvolve uma espécie de "trabalho terapêutico". 

            Michèle Petit também tratará dos espaços coletivos de leitura e ressaltará a importância da escolha de textos a serem utilizados nas dinâmicas. Segundo a autora, essas experiências literárias seriam responsáveis pela construção de uma sensibilidade - inerente ao ser  humano.

            Muitas outras questões são abordadas na obra. De qualquer forma, ficam aqui algumas delas que, a meu ver, são fundamentais. Termino este singelo texto com uma citação da própria autora, que sintetiza muito bem as ideias propostas por ela: “ler, apropriar-se dos livros, é reencontrar o eco longínquo de uma voz amada na infância, o apoio de sua presença sensível para atravessar a noite, enfrentar a escuridão e a separação” (p. 65).




6 comentários:

  1. Você conseguiu extrair pontos interessantes que, na minha concepção, são muito importantes para a formação e evolução do senso crítico de seres humanos. A leitura é uma forma educacional, que gradualmente está perdendo força em nossa sociedade. Explorar universos obscuros, aguçar a criatividade e a racionalidade, ultrapassar a capacidade de enviar estímulos de seus neurônios, são benefícios e exercícios necessários para o desenvolvimento físico, psicológico, químico, biológico, orgânico, antropológico, sociológico, ecológico..."lógicos".."icos".."lógicos".."icos".."lógicos".."icos".."lógicos".."icos".. entre outros milhares de sufixos "ico" e "lógico" nas línguas latinas e anglo saxãs.

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  2. Thaysa, querida,por meio deste perfeito resumo que você escreveu do livro de Petit, foi mostrado que a leitura ainda é a única fonte que conforta o indivíduo, independente da situação ao qual ele esteja circunscrito. Humanizar, encontrar-se e, principalmente,reconstruir-se, creio também que são os efeitos positivos que uma leitura pode proporcionar àqueles que passam por alguma dificuldade na vida. E creio que você está se saindo como uma excelente mediadora da leitura entre os pequenos na APHAS! Reconstruir o próprio significado da vida, eis a missão de nossas vidas! Adorei o teu texto viu? Pena que não tenho o livro, ainda; mas fique sabendo que já estou com vontade de lê-lo!;-)Beijo

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  3. Parabéns pelo texto. Este livro é parte da referência bibliográfica do meu projeto de mestrado e me foi indicado, mas que ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Com seu resumo confesso que o interesse foi intensificado.
    Abraço.

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    1. Olá Sandra, muito obrigada pelo comentário.
      Sem dúvidas esse é um livro muito interessante e pode contribuir muito para os estudos de linguagem/leitura/intervenções pedagógicas de modo geral. Espero que goste! Boa leitura. Apareça sempre!
      Um abraço, Thaysa.

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  4. Olá, Thaysa. Li alguns textos de seu blog e gostei bastante. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de te convidar para ser colaboradora do blog de literatura infantojuvenil que coordeno. Dê uma olhada e, caso tenha interesse, entre em contato. O blog: melecachiclete.blogspot.com.br
    Meu email: carloseducador@hotmail.com
    Abraço!

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