quarta-feira, 15 de maio de 2013

"Minhas Tardes com Margueritte"


                Que filme delicado! Essa semana queria escrever algo "leve"... Afinal, essa semana tem o aniversário da Juju - minha prima mais que amada - e ela é uma dessas pessoas leves e delicadas que encantam qualquer pessoa. Bom, assisti esse filme francês "Minhas Tardes com Margueritte", dirigido por Jean Becker e fiquei encantada com Gérard Depardieu e Gisèle Casadesus atuando de forma tão simples e sensível, como a Júlia.
                O filme conta a história de Germain. Ele é obrigado a conviver com a intolerância das pessoas que não o compreendem e nem se importam com o fato dele ter tido problemas de aprendizado na infância. Além disso sofre em casa e é ridicularizado o tempo todo, principalmente pela mãe. Desse modo, fecha-se para o mundo e assim torna-se um adulto "difícil", mas sensível e bom de coração. Num belo dia o cinquentão resolve comer seu lanche numa praça cheia de pombinhos, e lá conhece Margueritte. Essa doce senhora de mais ou menos 90 anos é uma leitora assídua, e então pergunta se Germain quer ouvir o que ela lê. Ele aceita e passa a frequentar a praça diariamente. Aos poucos aquela velhinha traz um novo mundo para Germain; suas palavras vão criando um novo universo - cheio de amor e sabedoria. Germain ganha um dicionário de Margueritte, mas insiste em não acreditar no seu potencial. A velhinha aos poucos vai perdendo a visão e então seu amigo fiel enfrenta o desafio de "correr atrás do prejuízo" e passa a ler histórias para a sua companheira.
                Não vou contar o final porque isso não se faz, né?!rs. Em todo caso, achei incrível a forma que a história é contada. Fico pensando sempre em como as palavras possuem essa "força transformadora". Veja! Os livros, as palavras trouxeram Germain para um novo lugar! Acho que todo mundo devia passar tardes com uma Margueritte, não é?! Difícil? Acho que vou procurá-la num livro ;)
                Um filme super recomendado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário