domingo, 9 de fevereiro de 2014

Se eu não me chamasse Raimundo, de Ricardo Filho

            Ricardo Filho, neto de Graciliano, é autor de livros infantojuvenis.  A ideia de escrever o livro "Se eu não me chamasse Raimundo" surgiu após o pedido do Instituto do Câncer Infantil do Agreste, em Caruaru, para batizar o bloco de quimioterapia do hospital com o nome de "A Terra dos Meninos Pelados". As crianças que estavam em tratamento na instituição tinham acabado de ler o primeiro livro infantil de Graciliano, a novela que retrata a história de Raimundo, um menino careca que tem um olho preto e outro azul e que se refugia na imaginação para construir um mundo onde todos são como ele.
          "O Raimundo protagonista do livro de Ricardo Filho tem doze anos e não gosta do seu nome. Além disso, ele enfrenta o grande desafio de vencer o câncer. Nessa batalha, ele tem aliados importantes: Pedrão e Alice, os pais que procuram disfarçar a preocupação, e a enfermeira Joana, sempre risonha e carinhosa. O garoto conta ainda com um recurso valioso: sua imaginação. É ela que o faz viajar na história A terra dos meninos pelados, livro que a enfermeira Joana lê para as crianças durante o tratamento da doença. Para Raimundo, a aventura tem um significado especial, já que ele e o protagonista de cabeça pelada e olhos bicolores têm o mesmo nome."
          O livro tem uma linguagem muito poética, trata do assunto com imensa delicadeza. Na luta contra o câncer Raimundo se identifica com o herói de "A Terra dos Meninos Pelados". Em tratamento com quimioterapia, o garoto convive com a esperança da cura e a dor de perder uma amiga. O contato com a morte, com a dor da perda, e a alegria de ficar bom são alguns dos temas que o livro aborda de forma incrível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário