sábado, 23 de março de 2013

Intocáveis (França - 2011)


               Assisti o filme "Intocáveis" já tem um tempo e gostaria muito de ter escrito algo sobre ele antes. Mas os dias foram passando, foram tantos afazeres que só agora - nesta tarde chuvosa -, eu pude parar para redigir esse breve texto.
                Achei esse filme incrível! Fiquei impressionada em ver um tema tão delicado sendo tratado de forma tão singular. Conta-se a história de um tetraplégico preso em seu próprio corpo. Phillipe é um milionário que procura um assistente de enfermagem de tempo integral para cuidar dele. Os entrevistados são muitos - e muitos dispensados.  De repente surge um rapaz "politicamente incorreto" que chama a atenção e acaba sendo escolhido. Por algum motivo, o milionário tetraplégico resolve contratar Driss - um jovem negro da periferia da França sem experiência no ofício e com antecedentes criminais que apenas desejava receber o salário desemprego. É à partir daí a relação dos dois começa.
                Driss tem um diferencial. Ele não tem pena da condição de Philipe e é isso que chama atenção do aristocrata francês. Vivendo em mundos tão distintos eles criam um laço que se fortalece a cada dia. Ao contrário dos deficientes representados no cinema como nos fantásticos "Mar Adentro" e "O Escafandro e a Borboleta", que corroboram o sentimento de pena que outras pessoas sem deficiência têm por elas, "Intocáveis" não segue por um viés trágico. O filme tem uma abordagem bastante divertida que encanta e sensibiliza a todos. Em determinados momentos Philipe esquece-se da sua condição de tetraplégico e vive plenas aventuras ao lado de seu amigo Driss.  A mescla de humor e drama formam uma combinação sui generis.
               Um filme obrigatório! 



2 comentários:

  1. Deu vontade de ver de novo este filme!! Quando o vi fão tão bom!!

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade de ver de nodo este filme! Quando o vi foi tão bom! É para se pensar as relações sociais!! Se eu chegar aos 75 anos, o que é improvável, foi pedir para você cuidar de mim!!rs
    Curei-me novamente com esse filme!!Beijinhos

    ResponderExcluir