domingo, 30 de junho de 2013

O que é humanização em saúde?

          Parece-me que a necessidade de falar desse tão delicado assunto nasce quando encontramos: a evolução científica e técnica dos serviços e a não evolução da  qualidade do contato humano. A meu ver, fica claro que a grande maioria dos profissionais em saúde focam-se nesse cientificismo e esquecem-se que estão lidando com seres humanos, esquecem os âmbitos emocional e psíquico que também formam o Homo Sapiens.
          É difícil pensar a questão da humanização em nosso sistema de saúde. Por outro lado, deve-se considerar que muitas dessas dificuldades poderiam ser enfrentadas com um pouco menos de peso se os profissionais e usuários do serviço se compreendessem, acolhessem um ao outro e não fossem impedidos de se manifestar/participar das ações necessárias.  
          Mas, espera aí, humanizar a saúde é só condicionar os profissionais a agirem de maneira mais solidária e compreensiva? Não. Humanizar também é investir nas condições de trabalho, é beneficiar qualidade de vida  dos profissionais, dos usuários e de toda a comunidade.
           É interessante pensar que no passado oferecia-se atenção e cuidado aos necessitados, e hoje não oferecem mais nada além da técnica. O conhecimento inunda os seres humanos a ponto deles se tornarem herméticos ao seu próximo.
          "A medicina positivista busca, a todo custo, evitar a morte e, talvez, não tenha sobrado disposição para promover a vida, ao menos com a qualidade que se deseja."
          "Depois do século XVIII o avanço tecnológico também trouxe consigo um aspecto frio e mecânico, maquinal, reducionista e algo desumano na relação entre as pessoas envolvidas com o atendimento à saúde."
         "Atualmente busca-se equilíbrio entre a técnica e as necessidades afetivas dos seres humanos." Busca-se... Busca-se...
          A medicina pretendia-se ser uma parte da ciência humanística. Ou seja, desejava-se compreender o ser humano como uma unidade indissolúvel, dotada de físico e psíquico. Neste sentido é preciso cuidar do doente (além da doença), considerar suas várias dimensões...
          Mas, afinal, o que é humanização em saúde? A desumanização busca humanizar-se...  Busca-se... Busca-se!
          Humanizar é compreender as angústias, as dúvidas, os medos e CUIDAR - no sentido mais profundo do termo - do paciente. Além disso, humanizar é aperfeiçoar os conhecimentos e valorizá-los. É respeitar a si e o outro, é prestigiar as relações visando o bem-estar geral; Humanizar é compreender/aliviar a dor e atender as queixas físicas e emocionais; Humanizar é ter tempo para conversar com o outro, é não economizar nas palavras, é informar o paciente sobre a doença, os sentimentos e o tratamento;  Humanizar é respeitar a privacidade do paciente e compreender a importância de se oferecer suporte emocional a ele; Humanizar também é oferecer boas condições de trabalho ao profissional de saúde; Humanizar é também repensar as questões de base. As grades curriculares de medicina, talvez?  Acredito que a formação de profissionais da área da saúde deve contemplar uma visão antropológica do ser humano, uma formação que vai muito além dos métodos, das técnicas e da ciência pura.



2 comentários: