sábado, 20 de setembro de 2014

Relato de um dia especial

            Hoje eu acompanhei o trajeto (hospital-casa) de um jovem queridíssimo que realiza tratamento de câncer há alguns anos. Sua condição muito debilitada o deixou, durante muito tempo, introspectivo. No entanto, com o tempo ele tem se soltado e me alegrado muito.
        Éramos apenas dois jovens que conversávamos. Aos poucos nos tornamos amigos e hoje ele me presenteou com um relato emocionante sobre as mudanças que ocorreram em sua vida ao longo desses anos que nos encontramos.
          Ontem foi um dia muito especial para ele: acaba de tirar a sonda gástrica que já utilizava há dois anos! Conta-me sobre todos os planos futuros a partir de agora: se alimentar bem (mas só se eu ficar puxando a sua orelha!rs), cuidar dos seus machucados devido a falta de sol e muito tempo na cadeira de rodas ou na cama, fazer uma cirurgia para correção da postura, fazer isso, isso e isso... Não o interrompi, os planos são maravilhosos e sei que com essa garra será possível fazer isso, isso, isso e muito mais.
            Em seguida, fomos falando sobre cuidado, carinho e atenção. Palavras difíceis de definir, possíveis de sentir muito intensamente. Sentimos. E quando chegávamos em casa suas palavras iam me dizendo o quão importante é conversar e desabafar. Seu jeito doce, paciente e simpático trouxe cores para esse dia nublado e escuro. As suas lembranças da infância se conectaram com as minhas memórias, os seus planos fizeram um link com o meu futuro e o meu projeto de vida de se tornar um ser humano melhor.
            Obrigada. E essa palavra traduz a gratidão de aprender contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário