terça-feira, 31 de julho de 2012

A dona Perfeição


“Adoramos a perfeição,
porque não a podemos ter;
repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
O perfeito é desumano,
porque o humano é imperfeito.”
 (Fernando Pessoa)

                Quando a Juliana nasceu, a primeira coisa que os médicos disseram foi: -“ Ela é perfeita!”. Nascera com quase quatro quilos, rosadinha, seu coraçãozinho batia forte, seus dedinhos pegavam o meu polegar com vontade! Era linda, linda, linda! Passara por todos os exames médicos. Ali estava minha pequena, minha filha tão esperada e amada antes mesmo de chegar ao mundo. Eu só tinha motivos para comemorar.
                Os anos iam passando e a Juju só me dava orgulho. Era disposta, brincava, dançava, pulava, correspondia a todas expectativas. Seu cabelinho chanel sedoso, bochechas avermelhadas, olhos brilhantes, demonstravam sua saúde rara. A vida era doce e alegre. Juju não se queixava de nada, nunca. Era uma criança felicíssima... E normal, como não poderia deixar de ser... Chorava, não queria comer verduras e legumes, caia de bicicleta. E era isso tudo que fazia ela ser a criança mais perfeita que eu já conheci.
                Foi na 1ª série que a professora de Juliana me procurou para perguntar o que estava acontecendo com a minha pequena. Eu fiquei muito surpresa! Minha linda sempre foi muito sapequinha! Será que ela aprontou alguma coisa na escola? O que será que aconteceu? Embora eu tivesse que trabalhar durante todo o dia, procurava me manter o mais próxima possível de todas as atividades da minha filha. A vida não é fácil! Chegando na escolinha a professora Bete diz: “– O  que está acontecendo com a Juju, mamãe? Ela anda tão aérea, parece estar no mundo da lua... Não está acompanhando a aula, fica sozinha no recreio...
              Na hora de dormir eu fui até a caminha da minha pequena pra conversar. O que está acontecendo, meu bem?  Fala com a mamãe. Ela caiu aos prantos e disse: “– Eu não sei, mamãe! Não consigo aprender nada, meus amiguinhos já não gostam mais de mim. Todo mundo acha que eu sou burra!
           Fiquei desesperada. O que fazer pra ver minha menina sorrir novamente? Como deveria agir naquele momento? Comecei a procurar os médicos. Fui ao psicólogo, neurologista, psicopedagogo... “– Fique tranquila! É uma fase passageira!”, “Ela ainda não se adaptou a escolinha”... “Talvez ela sinta falta do pai”. É, eu sei. Ser mãe solteira não é fácil. Mas o que eu poderia fazer? Cada dia que passava Juliana inventava uma desculpa para não ir à escola. Já estava sem ânimo para fazer qualquer atividade...
             Aquele ano foi muito difícil... Juliana repetira de ano e isso fazia com que ela se sentisse cada vez mais triste. Comecei novamente uma investigação. E dessa vez, não cessaria sem saber o que o meu tesouro mais precioso tinha. Depois de muitos exames, aquela menina que nascera com a marca de “ela é perfeita” tinha um “defeito de fabricação”. Minha lindinha poderia ter os melhores estímulos possíveis, e mesmo assim os médicos não poderiam garantir que ela acompanhasse as crianças da idade dela.
                “– Ela  tem dislexia”, a médica disse. Eu nem sabia do que se tratava. Doutora Virgínia me disse que dislexia é uma dificuldade de aprendizado da Linguagem: em leitura, soletração, escrita, cálculos matemáticos.... E que não tem nada a ver com falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade. Confesso que essa notícia partiu o meu coração. Tudo o que eu mais queria na vida era ver a minha filha feliz, muito feliz. Como seria sua vida daqui em diante? Ela seria capaz de levar uma vida “normal”?
               Comecei a refletir sobre a “perfeição”. O que precisamos pra ser perfeitos? Ser perfeito é o ideal? Penso que a perfeição é sempre um sonho, e sonhos podem nos ajudar a construir a nossa vida e alcançar a felicidade. Mas pra ser feliz temos mesmo que ser perfeitos? O jeito é não perder a esperança! Mas como meu tesouro viveria sabendo que suas limitações poderiam (talvez) tornar seus sonhos inviáveis?     
               Os anos foram se passando e Juju se saia muito bem nas atividades desenvolvidas à ela. A escola e eu fizemos um acordo de cooperação nessa longa jornada – o que foi muito importante! Um belo dia eu pude concluir que minha filha é humana, e por isso, não poderia ser perfeita. E eu continuarei amando-a assim – cada vez mais – se é que isso é possível. Agora havia descoberto que a dislexia era uma maneira de ser e de aprender; era a forma que minha filha mostrava sua expressão singular, mostrava que era uma menina genial que também tinha muito para ensinar – além de aprender.
                Aprendi que a perfeição não é um padrão a ser seguido. Aprendi que nem todas mulheres gostam de rosa, como nem todos os homens gostam de azul. Aprendi que o bom da vida é viver cada momento desvendando sua mais pura cor. Aprendi que o caminhar é um dégradé maravilhoso. Que no início do dia o céu é cinza, mas pode ser azul. Que ao meio dia pode estar chovendo, mas podemos enxergar um lindo arco-íris no horizonte. Que no final do dia o céu vai ficando avermelhado nos mostrando a cor do sentimento mais nobre que existe: o amor.
***


4 comentários:

  1. Thaysa, adorei. Escreves muito bem, tens uma prolífica imaginação e um lirismo exorbitante. Gostei em demasia.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Tamberg! Muito obrigada pelos elogios!
    Mas minhas impressões em relação ao seu poema também foram as melhores possíveis. És um grande escritor! Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Que belíssimo texto, Thaysinha, que pureza nas palavras e que jeito você leva para escrever, menina! Prossiga, Thaysa, prossiga... Lindas palavras... Ficarão em minha mente... Um beijo, Dre (debrinha).

    ResponderExcluir
  4. Debri! Muito obrigada! Ultimamente tenho lido e escrito muito! E isso tem me feito um bem danado... É uma terapia! Sempre que quiser, apareça por aqui! Beijo beijo!

    ResponderExcluir